2019/02/19

A secretaria Municipal de Educação fez um balanço da Educação no ano de 2017.

balanço da Educação
Ela destaca em seu relatório os avanços no âmbito da educação, e aponta um novo cenário para 2018.
O presente relatório tem o intuito de registrar e socializar as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação no ano de 2017, no período de 02 de janeiro a 29 de dezembro de 2017. Este período – considerado curto ou longo, demarca importante etapa na História da SEMED ao apontar avanços, dificuldades e principalmente desafios para os anos vindouros.

Em função disso, entendemos que as ações aqui descritas orientarão inúmeras outras. As perspectivas de crescimento, desenvolvimento e alcance de metas eram enormes, assim como o volume de trabalho. Diante dessas perspectivas, desenvolvemos um trabalho com o objetivo de dar o melhor na condução desta Secretaria. Não podemos deixar de relatar a importância que as escolas tiveram na condução dessas ações, desenvolvendo as atividades e fazendo um trabalho de equipe comprometida com a qualidade da educação.

Ressalto aqui, o esforço coletivo de toda a equipe da SEMED e demais educadores que participam desse projeto: ”Uma Educação Inovadora”. Agradecemos a todos os servidores que contribuíram para que essas ações pudessem ser realizadas. E quero aqui também ressaltar o apoio incondicional do Prefeito Municipal – Armindo Cayres de Almeida – as ações da secretaria, sabedor que é da importância da educação para construirmos um Sampaio ainda melhor.

RESUMO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS:

​Contratação de servidores e professores;Atualização do Fórum Municipal de Educação;
Atualização do Conselho Municipal de Educação;
Reestruturação do Conselho do FUNDEB;
Atualização do Conselho Municipal de Alimentação Escolar;
Realização de Formação Continuada em Serviço para professores;
Adesão ao PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC;
Criação do Comitê do Pacto;
Adesão ao Programa Se Liga;
Adesão ao Programa Circuito Campeão;
Elaboração e execução do Projeto Pilares da Cidadania – Esporte em destaque;
Organização da I Jornada Científica para acadêmicos;
Realização da Audiência Pública Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação 2015 – 2025 de Sampaio;
Participação e Coordenação na Aplicação do ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes;
Participação e organização do I Sampa Fest Músic – Festival da música de Sampaio com apresentações das escolas municipais, comunidade local e regional, em parceria com as Secretarias Municipais de Ação Social e de Turismo e Cultura;
Elaboração do Calendário Ecológico;
Parceria na organização e realização da I Caminhada Ecológica;Elaboração e Execução de projetos:
Projeto Soletrando;
Projeto Educação Ambiental;
Projeto Lixo Zero;
Projeto Rua sem Lixo;
Projeto Combate às Queimadas;
Dia Mundial da água;
Dia da árvore;
Combate às queimadas;
Dia mundial do meio ambiente;
Participação na exposição da I Feira de Ciência da Escola Municipal 1º de Junho;
Elaboração e aplicação das avaliações da SEMED – SARES – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de Sampaio;
Realização de Formação para professores de 1º ao 3º Anos – PNAIC;
Parceria no encerramento do ano letivo com a participação das escolas municipais;